Slide background

A conjuntivite é um processo inflamatório da membrana que reveste externamente o globo ocular chamada CONJUNTIVA. Este processo inflamatório pode ter várias origens, mas principalmente são causadas por agentes virais, bacterianos ou de origem alérgica.

Conjuntivites Virais: são caracteristicamente agudas, com aparecimento rápido de sintomas como sensação de areia nos olhos, vermelhidão, edema palpebral e lacrimejamento. Alguns casos, dependendo dos vírus podem também apresentar hemorragias conjuntivais.

A queda da qualidade visual pode indicar comprometimento concomitante da córnea.

As conjuntivites virais são, na maior parte das vezes, auto limitadas, ou seja, curam-se mesmo sem tratamento, após um ciclo de vida do vírus em torno de 14 dias, podendo se a manifestar em um ou ambos os olhos, mesmo que não de inicio simultâneo.

São altamente contagiosas pelo contato direto do seu olho com secreção ocular de pessoa contaminada, através das mãos. Não passa pelo ar. Portanto recomenda-se para os pacientes contaminados, evitar compartilhamento de toalhas, travesseiros ou outros utensílios pelo período de cerca de uma semana após o aparecimento dos primeiros sintomas.

Os tratamentos realizados visam, principalmente, para trazer conforto ao paciente até que o ciclo viral se cumpra.

Alguns casos podem desenvolver placas de muco dentro das pálpebras que devem ser removidas durante o tratamento (conjuntivites membranosas ou pseudomembranosas). Comumente há aparecimento de "íngua" logo a frente do ouvido.

Os pacientes que têm comprometimento corneano podem ter turvação visual duradoura, devido à infiltração da córnea por células de defesa como resposta imunológica tardia do organismo contra o vírus. Esta pode durar até um ano e requer tratamento longo a base der corticoide ou outro imunossupressor local. Quando ficam cicatrizes corneanas que comprometam a qualidade visual, estas podem ser removidas com Excimer Laser em um procedimento chamado PTK.

As características das conjuntivites virais variam de acordo com a imunologia de cada paciente e pelo tipo de vírus causador.

Conjuntivite Bacteriana: as conjuntivites bacterianas têm como principal característica a intensa purulência. Frequentemente surgem como uma complicação de uma conjuntivite viral na qual as bactérias com as quais normalmente convivemos, encontram um ambiente propício para proliferarem.

O tratamento é feito basicamente com uso de antibióticos na forma de colírios por cera de uma semana. As Conjuntivites Bacterianas são pouco contagiosas.

Conjuntivites Alérgicas: as conjuntivites alérgicas têm como principal sintoma a coceira. Podem ser causadas por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes o pólen de flores (Conjuntivite Primaveril ou Sazonal), pelos de animais, pó doméstico, etc.

Podem ser de manifestações leves como coceira e muco até graves, nas quais podem ocorrer intenso processo inflamatório ocular e úlceras de córnea.

As conjuntivites alérgicas comumente precisam de tratamento crônico a base de Anti-Histamínicos e uso de Corticoides, como auxilio, porém por curtos prazos.

As Conjuntivites Alérgicas não são contagiosas.

Solicite uma avaliação:

Entre em Contato

Localização e contatos

telefonegrande

CRISTAL TOWER
Av. Diário de Notícias, 200
Conjunto 1806
Barra Shopping Sul
Cep: 90810-080

++ (55)

(51) 3024.8333
(51) 3024.6070
(51) 9336.7898

contato@clinicainfocus.com.br