Slide background

CATARATA: A Catarata consiste na opacificação progressiva da lente interna que temos dentro dos nossos olhos chamada CRISTALINO. O cristalino está logo atrás do colorido do olho (IRIS) e seu orifício de entrada de luz (pupila). A Catarata é principalmente causada por fatores como idade, tendências genéticas e exposição excessiva a radiação ultravioleta ao longo da vida, atingindo principalmente pessoas acima dos 55 anos.

Outras condições como Diabetes, inflamações intraoculares, traumatismos oculares, uso crônico de algumas medicações (principalmente corticoides, Haloperidol, Clorpromazina), também podem propiciar o surgimento de catarata.

Os sintomas mais presentes nos pacientes portadores de catarata são inicialmente a perda do contraste das imagens e cores, podendo estas ficar mais enfumaçadas ou amareladas. Algumas pessoas queixam-se de halos ou raios luminosos ao olharem para focos de luz a noite, como a LUA e faróis.

Há então um progressivo déficit de nitidez até que a qualidade de visão se torne limitante.
A Catarata também pode ocorrer em crianças, sendo geralmente, nestes casos, relacionada a doenças metabólicas do recém-nascido, má formações oculares ou doenças infecciosas ocorridas durante a gestação como Rubéola, Citomegalovirus e Toxoplasmose.

Muitas vezes a Catarata é popularmente confundida com o Pterígio, que, este sim é uma "pelezinha" que cresce sobre a superfície do olho cobrindo parte do colorido do olho.

Não há tratamento medicamentoso sob nenhuma forma para o tratamento da Catarata.

A cirurgia é a única forma possível e eficaz para solução da Catarata e restabelecimento da qualidade visual.

A cirurgia para catarata mais moderna na atualidade chama-se FACOEMULSIFICAÇÃO ULTRASSÔNICA COM IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR POR MICRO que é feita de forma ambulatorial, com curtíssima permanência dentro de centro cirúrgico (cerca de 30 a 40 minutos). O procedimento propriamente dito leve em torno de 10 a 20 minutos para ser realizado, podendo ser feito com anestesia local ou tópica (colírios) de acordo com cada paciente e cirurgião.

Através de uma microincisão de cerca de 2 milímetros, o Cristalino opaco (lente interna natural do Olho) é removido por fragmentação ultrassônica e aspiração e substituído por lente intraocular implantável. Esta lente pode ser planejada para além de fazer a substituição do Cristalino, também corrigir ou reduzir graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismos pré-existentes, trazendo maior independência do uso de óculos.

Já temos hoje a possibilidade de também corrigir nesta cirurgia, o grau de perto (vista cansada), implantando-se Lentes Intraoculares Multifocais.

Após a cirurgia são necessários alguns cuidados com a manipulação do olho operado e uso de uso de colírios com antibiótico e anti-inflamatório por cerca de 20 dias. Normalmente, o paciente operado de catarata pode retornar as suas atividades rotineiras em curtíssimo prazo.

Cabe ao paciente a decisão de quando submeter-se à cirurgia, de acordo com a sua vontade de recuperar-se das limitações que a catarata está lhe trazendo. A cirurgia precoce, quando há menos densidade da catarata, implica em menores quantidades de energia ultrassônica e manipulação despendida para a remoção deste cristalino opaco, reduzindo o trauma cirúrgico e favorecendo a recuperação mais rápida.

Solicite uma avaliação:

Entre em Contato

Localização e contatos

telefonegrande

CRISTAL TOWER
Av. Diário de Notícias, 200
Conjunto 1806
Barra Shopping Sul
Cep: 90810-080

++ (55)

(51) 3024.8333
(51) 3024.6070
(51) 9336.7898

contato@clinicainfocus.com.br